segunda-feira, 12 de julho de 2010

Felicidade é uma escolha... Simples assim !

"Estar bem e feliz é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso. É estar perto das pessoas que amamos, que nos fazem bem e que nos querem bem. É saber evitar tudo aquilo que nos incomoda ou faz mal, não hesitando em usar o bom senso, a maturidade obtida com experiências passadas ou mesmo nossa sensibilidade para isso. É distanciar-se de falsidade, inveja e mentiras. Evitar sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva, e as mágoas que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los. É valorizar as palavras verdadeiras e os sentimentos sinceros que a nós são destinados. E saber ignorar, de forma mais fina e elegante possível, aqueles que dizem as coisas da boca para fora ou cujas palavras e caráter nunca valeram um milésimo do tempo que você perdeu ao escutá-las."

Nietzsche

3 comentários:

  1. Realmente ser feliz é uma escolha.
    Porem essa escolha parece que só pode ser feita uma vez.
    Tudo tem seu tempo e momento único. Você pode recriar a situação, o momento, o tempo, mas, não será como se fosse à primeira.
    Um dia a muito tempo atrás, em um lugar distante, sei La, imaginem ai. Aconteceu, aquilo que parecia ser a sua chance de escolher, surge em sua frente, é chegado o tempo em que você tem todo a oportunidade, ou pelo menos quase toda, de decidir ser para você o mais correto.
    E ai você escolhe, porem você não é escolhido, isso te faz sangrar, e sangrar muito, o que fazer?
    Lógico que você sem duvida nenhuma, recolhe os pedaços de seu coração, espatifado pelo dor intensa da decepção, resolve começar tudo de novo, como eu falei a recriação daquele momento, você quer ter aquele momento de novo para assim escolher, se vai ficar triste ou feliz, se vai ser o um ou o zero, e assim mesmo o faz, e assim eu fiz, recriei o meu momento, fiz isso uma vez, fiz a segunda e fiquei bom nisso, para mim era fácil ser feliz ou quase, pois me especializei em recriar momentos felizes para mim.
    Como falei antes criei um segundo momento de escolha, cara muito mágico, de certa forma foi ate mais intenso, pois estava conduzindo e tinha a certeza de que nada poderia dar errado, porque eu tinha tudo sob controle, nada poderia dar errado, pois tinha aprendido com os erros anteriores, ou seja, sabia o que fazer, quando fazer, o que falar e quando falar, era a segunda experiência para meu coração, mas dessa vez era uma experiência controlada.
    Mas descobri que algo puro, feito por Deus é perfeito e em que o homem mete a mão tem uma grande, grande, possibilidade de dar defeito, logo estará fadado ao erro, imperfeição, resultado incompleto, enfim muitos termos podem ser aplicados.
    Passei anos de minha vida acreditando que existiam vários tipos de amores, quem já teve algum contato comigo sabe do que eu falo;
    O AMOR de DEUS esse existe, sempre existiu, não nasce. E amor É;
    O AMOR de mãe, intenso puro, altruísta ao extremo, esse nasce junto com o bebê;
    O AMOR de pai é semelhante ao amor de mãe, mas dizem por ai que não possui a mesma intensidade pelo fato de não ter gerado, não sei, mas sei que é amor e esse amor de forma igual ao amor de mãe nasce com o bebê;
    O AMOR fraternal, esse nasce e morre depende muito do relacionamento e da forma como são educados;
    E por ultimo O AMOR entre o homem e a mulher, esse eu sempre defendia que poderia ser criado, diferente dos outros que já falei, fazia sempre analogia com uma semente de um carvalho, sendo que essa semente só precisaria de solo fértil e água e se tornaria uma arvore frondosa.

    ResponderExcluir
  2. É verdade o amor entre o homem e a mulher realmente precisa de água, mas esse amor nunca será puro como o amor de mãe ou ate mesmo de pai, no mínimo será semelhante ao amor fraternal que vai depender muito, muito mesmo, da forma como se relacionam, é um ceder muito constante, você tem que abrir Mão de você mesmo por outra pessoa, que não é seu filho ou filha, diga-me é ou não é difícil?
    Depois de tanto analisar, observei que eu fui essa pessoa, sempre abri mão de tudo por alguém, por um relacionamento que não era como o primeiro.
    Eu abria mão, pois para que eu tivesse o momento recriado eu teria que manipular muita coisa, inclusive eu mesmo, teria que abrandar o fogo em alguns momentos e em outros teria que derramar combustível para que explodisse, em fim para se ter o momento você teria que fazer isso.
    Percebi que isso era fácil de fazer, mas em todos esses anos de experiências observei que junto com essa intensidade vêm alguns defeitos, ou efeitos colaterais.
    Você pode ate ter todos os momentos de um amor verdadeiro e único, em uma situação recriada, mas se você for apenas um nessa experiência você terá problemas, você não será feliz, pois a felicidade é como uma droga que te dar um “barato” por alguns instantes e depois passa.
    Você tem criar dispositivos ou mecanismo sociais e culturais para que esse momento se repita, de forma periódica, constante, como queiram chamar.
    E qual a formula para isso?
    Eu não sei ao certo!

    ResponderExcluir
  3. Mas o conceito seria o ALTRUISMO. Mas já falei que é falho coisa e tal!
    Não que seja falho, obervem, para dar certo o altruísmo no amor entre o homem e mulher, temos que ter dois altruístas, só isso, mas isso é que é o difícil!
    Você pode ate achar, mas tem que ser no momento certo e esse momento parecem ser único, ou pelo menos raro, não se enganem nem todo mundo é como você, seja você uma pessoa boa ou uma pessoa má.
    Poderá acontecer, mas o que fazer? E enquanto isso não acontece? Ah sei lá!...
    Eu tenho corrido atrás, confesso que já fiz isso varias vezes, ou seja já testei meu coração por varias vezes de forma controlada.
    E vocês podem me perguntar como foi? Deu certo?
    Deu com certeza deu certo! Mas como falei tem que ter dois altruístas, para que tudo seja perfeito ou quase, quando isso não acontece, você até ama, você é até amado, mas vêm junto às imperfeições das pessoas, vem outros sentimentos a reboque que não tem nada a ver com o amor, e isso estraga tudo, deixam feridas que não saram que causam dores intensas e fazem com que essas pessoas feridas deixem de ser amáveis e passem a ser amargas, e você nesse meio todo quer ser feliz e vai recriar o momento de escolha, pois você quer sentir aquela luz brilhante nos seus olhos, aquela arritmia em seu coração, o corpo arrepiando de alegria, pura energia, por isso você quer de novo, todo aquele momento que você teve por acaso que foi proporcionado pelo destino e que esse mesmo destino lhe tirou e que você por esses anos todos vem tentando recriar, você quer novamente, é seu, você precisa, você esta viciado, dependente, maluco e não sabe o que fazer alem de tentar recriar essa sensação.
    E você segue em frente, o problema é que quando você faz isso você magoa outra pessoa, que não lhe deu o que você queria essa pessoa na verdade é vitima dela mesma, pois a circunstancia foi criada, e essa pessoa não entendeu sabe-se lá o porquê, mas independente do porque essa pessoa agora passa a ser infeliz e passa a não gostar mais de você.
    Vem outra pergunta: o que é que eu vou fazer com essas pessoas que ficam pelo caminho?
    Você eu não sei!
    Mas sabe o que é que faço ou fiz!
    Eu desisti de ser feliz, de viver atrás dessa ilusão, pois hoje eu considero isso, essa tal felicidade, momento mágico, momento de escolha, já dei tantos nomes a isso, não existe.
    Então eu não posso viver a vida em constante experiência, buscando sempre isso, machucando pessoas, eu sei que eu perdi!
    E ao mesmo tempo penso:
    Será que eu perdi mesmo?
    Eu estava me iludindo?
    Confundindo aquela sensação com felicidade?
    Eu não tenho esse direito?
    Eu não mereço ser feliz?
    Será que eu não sou bom?
    Ou tentando ser bom, eu fui mal, logo não sou bom?
    Tentando ser bom, como os bons fazem, não faz com que eu possa ser considerado um homem bom?
    Ou isso apenas diz que eu tento ser bom?
    Sou igual a todo mundo tenho os meus defeitos.
    SER FELIZ AINDA É UMA ESCOLHA!

    ResponderExcluir